METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


Figura: Cavalo - mamífero da ordem dos ungulados.

Fonte: Fotografado por Ricardo Baratella (2015).

Obs: A imagem é apeans ilustrativa, ela não interfere na resposta.

 

Os mamíferos constituem o grupo “mais desenvolvido” do Reino Animal. Incluem as toupeiras, os morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados, o homem e outras formas vivas, além de muitas espécies e ordens extintas. Todas são mais ou menos cobertos com pelos e são de sangue quente. O termo distintivo mamífero refere-se:


às glândulas sebáceas dos machos, que secretam o sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos.


às glândulas mamárias das fêmeas, que fornecem leite para amamentar os filhotes.


às glândulas uropigianas das fêmeas, que sintetizam gordura, facilitando a impermeabilização da pele e pelos.


às glândulas urogenitais das fêmeas.


às glândulas sudoríparas das fêmeas, que produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.

As esponjas (VIDE Figura), que constituem o filo Porifera, são os mais primitivos dos animais multicelulares. As esponjas não têm órgãos, mas têm tecido conjuntivo bem desenvolvido, no qual as células realizam várias funções. Comparadas com os outros metazoários, as células das esponjas apresentam um alto grau de independência, de forma que o corpo da esponja lembra uma colônia de protozoários em alguns aspectos. As esponjas são especializadas em serem sésseis e em ter um plano corporal incomum construído ao redor de um sistema de canais de água. A sua sessilidade e a falta de movimentos evidentes de partes do corpo convenceram ARISTÓTELES, PLÍNIO e outros naturalistas antigos de que as esponjas eram plantas. De fato, foi só em 1765, quando se observou pela primeira vez as correntes de água internas, que se estabeleceu claramente a natureza animal das esponjas (BARNES; RUPPERT, 1996).

Figura: Esponjas e corais.

Obs: a ilustração é apenas representativa e não infere na resposta.

Considerando as informações do texto pemos afirmar que uma esponja é um animal que:


possui a superfície coberta de minúsculos poros por meio dos quais uma enorme quantidade de água é permeada com o auxílio de flagelos.


possui três pares de patas e um par de antenas.


possui o corpo metamerizado e ventosas por onde suga o sangue de vertebrados, sendo ainda necrófagas e predadoras de minhocas.


possui vida livre e corpo achatado, sendo classificada como verme endoparasita.


possui vida livre e pode habitar ambientes terrestres, ambientes aquáticos marinhos ou de água doce.

Os artrópodes constituem um agrupamento de animais. Foram descritos pelo menos três quartos de um milhão de espécies – mais do que três vezes o número de todas as outras espécies animais combinadas. Para Barnes e Ruppert (1996, p.579), a tremenda diversidade adaptativa dos artrópodes permitiu-lhes:

sobreviver em virtualmente todos os habitats; são talvez, de todos os invasores do habitat terrestre, os de maior êxito. Os artrópodes são protostômios e relacionam-se claramente com os anelídeos, mas não se sabe se os artrópodes surgiram dos anelídeos ou se ambos surgiram de um ancestral comum. Entretanto, a relação é demonstrada de várias maneiras. Os artrópodes, como os anelídeos, são segmentados. A segmentação torna-se evidente no desenvolvimento embrionário de todos os artrópodes e é uma característica evidente de muitos adultos, especialmente nas espécies mais primitivas.

Figura: Gafanhoto - artrópode da Classe Insecta.

Obs: A imagem é ilustrativa não interfere na resposta!

Os insetos são os animais mais abundantes e espalhados de todos os ambientes terrestres, sendo os mais importantes invertebrados que podem viver em ambientes secos e os únicos capazes de voar. Esses hábitos tornaram-se possíveis graças ao revestimento quitinoso do corpo, que protege os órgãos internos contra danos e perda de umidade, pelas extensões deste revestimento que formam as asas e pelo sistema de tubos traqueais que possibilitem os insetos respirar ar. A capacidade de voar auxilia-os a encontrar alimento,parceiros e escapar de inimigos. Como seus ciclos vitais são geralmente curtos, eles podem multiplicar-se rapidamente em condições favoráveis. Os insetos abundam em todos os habitats; exceto no mar; vários tipos vivem em águas doces e salobras, no solo, em plantas de todos os tipos e sobre ou dentro de outros animais (STORER et al, 2002). 

Analisando as informações do texto acima, assinale a alternativa em que todos os representantes estão incluídos na Classe Insecta.


gafanhoto, pernilongo e escorpião.


borboleta, aranha e escorpião.


aranha, escorpião e lacraia.


gafanhoto, borboleta e aranha.


gafanhoto, borboleta e pernilongo.

Disponível em:https://www.google.com.br/search?q=micoses&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjDovWdu_fdAhVQ0lMKHXCKAKAQ_AUIDigB&biw=1280&bih=918#imgrc=K6CR9qNpjU2VcM:.

 

 

Acesso em: 08 out. 2018.

 

As micoses que aparecem comumente nos homens são doenças provocadas por __________________. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfície do corpo.

 

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.


bactérias


fotossíntese


protozoários


algas


fungos

Estudos comprovam que o Sol e outros planetas se originaram juntos a partir de uma vasta nuvem de poeira e gases. Inicialmente, a nuvem foi comprimida pela luz das estrelas e o processo foi acelerado por força da ____________________.

 

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.


reação da aceleração


reação termonuclear


reação da gravidade


reação de levitação


reação da natureza

Páginas: 12345